Em mais uma etapa do Projeto Jaú sem Dengue, a Secretaria de Saúde de Jaú do Tocantins anunciou a adoção de novas medidas preventivas para conter o surto da doença na cidade. Nesta terça-feira, 27, foi utilizado o carro pulverizador de inseticida, popularmente conhecido como fumacê, como parte das ações de combate.

As iniciativas de combate à dengue começaram com o início do período chuvoso em dezembro do ano passado. A Secretaria realizou busca ativa por criadouros do mosquito transmissor da doença, além de coletar e analisar larvas, identificando um alto índice de infestação. Em resposta a essa situação, as ações preventivas foram intensificadas.

Além disso, a Secretaria reforçou seus estoques de medicamentos e soros e contratou um laboratório para agilizar os exames e acelerar o diagnóstico da doença. A colaboração da população tem sido fundamental para manter os casos sob controle até o momento, mas a Secretaria ressalta a importância de não se acomodar diante da situação.

Nos próximos dias, será realizada uma nova limpeza geral na cidade, além de uma nova pulverização dentro de 15 dias, com o objetivo de evitar que os ovos já depositados pelo mosquito cheguem a se desenvolver, quebrando assim o ciclo de reprodução do vetor da doença.

A Secretaria de Saúde de Jaú do Tocantins destaca a importância da participação de todos os cidadãos na prevenção da dengue, adotando medidas simples como eliminar recipientes que possam acumular água parada em suas residências e áreas próximas. “A luta contra a dengue é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a comunidade, e é essencial que todos façam a sua parte para manter a cidade livre dessa doença tão preocupante”, destaca a pasta.

Compartilhar notícia: