Jaú do Tocantins se destacou como a sexta cidade entre os 139 municípios do estado no mais recente resultado do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins – SAETO. O Governo do Tocantins divulgou no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 28, o resultado da avaliação do SAETO 2023, direcionada à Rede Municipal de Educação, focando nos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

Com um índice de 77,78% de crianças atingindo o nível de alfabetização adequado, Jaú conquista uma posição de destaque, demonstrando o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação. A prefeita Luciene Araújo expressou sua satisfação com esse resultado, destacando os investimentos contínuos na área educacional. “Estamos à disposição para investir e melhorar a nossa educação. Comemoramos muito esse resultado que reflete o esforço conjunto de nossa comunidade educacional”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Júnior Graciano, também se pronunciou, parabenizando todos os servidores, alunos e familiares pelo desempenho exemplar e reafirmando o compromisso da gestão em garantir uma educação de qualidade. “Parabenizando todos os servidores, alunos e pais pelo resultado, que reflete o esforço conjunto por uma educação melhor. também reafirmo o compromisso de sempre trabalhar visando uma educação de qualidade”, disse.

Júnior Graciano também explicou que o SAETO tem como objetivo subsídios a formulação, reformulação e monitoramento de Políticas Públicas e necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliados. Além disso, produzir informações sobre os fatores do contexto da Alfabetização de cada município tocantinense e a mesma nota alcançada sendo usada para pontuação do ICMS Educacional.