Depois da campanha em prol da saúde da mulher em outubro, agora é a vez de voltar as atenções aos cuidados com os homens, principalmente para a prevenção ao câncer de próstata.

A Secretaria Municipal de Saúde preparou atividades no Novembro Azul, mês de mobilização mundial da prevenção e do combate ao câncer de próstata. As ações englobaram orientações sobre a “Saúde do Homem” e a “Prevenção do Câncer de Próstata”. Todas as unidades da rede pública municipal de saúde estiveram envolvidas na campanha.

No mês de novembro, as equipes intensificaram as atividades, palestras nas unidades e da marcação de consultas para realização do exame de toque, é fundamental a análise do sangue, que é conhecido com PSA (Antígeno Prostático Específico). O ideal é que, o urologista seja procurado anualmente para a realização desse de outros procedimentos.

O câncer de próstata evolui lentamente. Sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

Normalmente, o homem não busca ir preventivamente ao médico. Ele vai quando está com dor ou detecta algo anormal. Então, quando temos esse tipo de comunicação nas unidades de saúde, é possível levar mais informações e chamar a atenção, pois muitos desconhecem a importância desses cuidados.“Todas as unidades estão preparadas para recebe-los e orientar sobre todas as enfermidades, bem como preveni-las”. comentou a Secretaria de Saúde Danielle Rodrigues dos Reis.

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE – TO