PROJETO DESDE O VENTRE

26/09/2019 às 16:15 - Noticia

Implantando “Rodas de conversa” com gestantes: ensinando, aprendendo e interagindo

O Projeto foi apresentado como uma proposta de fortalecimento do grupo de gestantes na estratégia saúde da família da Unidade Básica de Saúde de Jaú do Tocantins. É pautado em atividades diferenciadas, elaboradas e planejadas pela incentivadora do projeto Nágila Peres, juntamente com os profissionais envolvidos e colaboradores voluntários. A participação ocorre por meio da procura espontânea da gestante ao projeto, bem como, através do convite a ser entregue pelos Agentes comunitário de Saúde. Os temas dos encontros são voltados aos cuidados no período gestacional e com o lactente. O projeto Desde o ventre busca a construção coletiva do conhecimento através da utilização da metodologia ativa de aprendizagem, valorizando o conhecimento popular fazendo uma correlação da teoria com a prática de maneira dinâmica, com isso podemos perceber a real necessidade das participantes.

O grupo de apoio à gestante, contempla ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da educação permanente em saúde: através de rodas de conversa, vídeos, teatros, palestras e dinâmicas; oficinas educativas: confecção de almofadas para amamentação; musicoterapia. São realizados sorteios de brindes, premiação e ensaio fotográfico para as gestantes que obedecerem aos critérios: assiduidade, participação nos encontros e comprometimento. As ações estão sendo conduzidas pela equipe multiprofissional (NASF, Estratégia Saúde da Família – ESF). Conta também com o apoio da Secretaria municipal da Assistência Social (contribuindo com as oficinas educativas para que as gestantes possam confeccionar sua própria almofada, para auxiliar durante a amamentação e posicionar o bebe) e do book digital, direcionado ao fotógrafo Adailton Siqueira e ao estudante Sérgio Newdervan.

O grupo de gestantes, instituído em um ambiente acolhedor, promove a socialização permitindo a troca de experiências, escuta e valorização dos saberes, através da participação ativa da gestante e familiar, particularmente do companheiro se ela assim desejar. O intuito deste trabalho é sensibilizar as futuras mamães quanto aos cuidados relacionados à sua saúde e do seu bebe, fortalecendo o vínculo mãe-filho, minimizando ou prevenindo complicações na gestação, levando em consideração que cada mulher tem sua própria cultura, valores e crenças. A finalidade dessas ações são gerar aprendizado e incentivo para que as gestantes e puérperas possam desempenhar seu próprio cuidado, promovendo assim saúde e bem estar na gestação e puerpério. As ações estão sendo desenvolvidas no município de jaú do Tocantins mensalmente, inicialmente com as gestantes cadastradas na Unidade Básica de Saúde Domingos Ferreira de Souza.

Se você está grávida, participe!

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - TO