Saúde celebra Outubro Rosa

08/11/2018 às 17:30 - Saúde

A Prefeitura Municipal de Jaú do Tocantins, através da Secretaria de Saúde, aderiu ao movimento internacionalmente conhecido como ‘Outubro Rosa’ comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidade.

As ações do Outubro Rosa iniciaram dia 01 de outubro onde realizou atendimento as mulheres como; auto exame da mama, solicitação do exame de mamografia e exame de prevenção (CCU), as ações continuam em todas as unidades de saúde.

E dando continuidade às ações contra câncer de mama os profissionais da saúde realizaram rodada de conversa sobre o câncer de mama e de útero, auto exame da mama e coleta do CCU, com objetivo de levar informações para as mulheres no local, um trabalho social e voluntario feito pela Secretaria Danielle e sua equipe da saúde.

Segundo a Secretária de saúde Danielle todas as unidades de saúde do município estão preparadas para receber todas as mulheres que desejarem se consultar, tirar dúvida sobre o câncer de mama, e uma vez diagnosticada a paciente recebera todo suporte necessário por parte do Sistema Único Saúde (SUS).

Para a secretária o objetivo é estimular e conscientizar as pessoas para a importância da prevenção do câncer de mama através do autoexame periódicos.

Durante o evento em Novo Horizonte o Dr. Bernard Pereira Barros Moura proferiu uma palestra sobre a prevenção do Câncer, explicou a todos os presentes da importância da prevenção precoce da doença, e alertou a todas as mulheres presentes que ao detectarem quaisquer alterações em sua mama, que procurem posto de saúde mais próximo e fale com o médico a sua detecção. Ao final da palestra foi divulgado a seleção das mulheres prioritárias para a realização do exame da mama.